sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Resenha: "Bling Ring: a gangue de Hollywood" (Nancy Jo Sales, 2013)

Intríseca (2013): 272 páginas
“Pra mim é toda a ideia em torno do narcisismo e dos reality shows da TV e da obsessão com as redes sociais, tudo pelo qual os jovens dessa geração se mostram obcecados – seguiu ela – e do modo como são mimados. Eles – os garotos da Bling Ring – não viam problema em entrar naquelas casas e pegar o que quisessem.”

Entre 2008 e 2009, as residências de Lindsay Lohan, Orlando Bloom, Paris Hilton e diversas outras celebridades foram invadidas e saqueadas. Os ladrões, um grupo de jovens criados em um endinheirado subúrbio de Los Angeles, levaram o equivalente a 3 milhões de dólares em joias, dinheiro e artigos de grife, como relógios Rolex, bolsas Louis Vuitton, perfumes Chanel e jaquetas Diane von Furstenberg.

Os jovens da Bling Ring iam muitas vezes “às compras”, como se referiam aos seus roubos, munidos de listas de roupas que pertenciam às suas vítimas famosas, itens selecionados a partir de suas pesquisas na internet. As notícias surpreendentes sobre o caso chocaram Hollywood e intrigaram o mundo. Por que esses garotos, que em nada correspondiam à tradicional imagem dos bandidos, realizaram crimes tão ousados?
“- Adoro aquela frase – falando sobre um trecho das transcrições – em que Nick [Prugo] diz [a respeito de Rachel Lee, outra acusada] que ela queria fazer parte daquele estilo de vida, o estilo de vida que todos nós mais ou menos queremos ter.”

A obsessão pelas celebridades, a arrogância dos jovens ricos e vazio que cerca a fama enquanto aspiração ou modo de vida geram um sentimento de espanto pela maneira como aqueles jovens falam com naturalidade sobre o que fizeram, como se eles mesmos fossem estrelas, pessoas famosas por serem famosas, um novo tipo de celebridade relacionado à presença nas redes sociais.

“Na minha matéria na Vanity Fair, por exemplo, Alexis me diz que acredita que um dia pode vir a liderar um país. Seu comentário não estava diretamente relacionado às invasões – mas talvez estivesse. Aos dezoito anos, ela já estava convencida do poder da sua pseudofama.”

Nancy Jo Sales
A jornalista Nancy Jo Sales entrevistou todos os envolvidos, incluindo os pais e os advogados dos jovens, e até mesmo as celebridades que sofreram os assaltos. Em Bling Ring: a gangue de Hollywood, ela apresenta todos os detalhes de uma dasquadrilhas mais audaciosas de nossos tempos.

“Todo esse fonômeno de ser famoso por nada. Acho que começou com os reality shows na TV e então passou a ser normal. Aqueles garotos [da Bling Ring] queriam todos ser famosos sem motivo. Quando eu era menina, as pessoas eram famosas porque tinham realizado alguma coisa, por terem feito algo.”

A história real também inspirou o filme de Sofia Coppola, estrelado por Emma Watson, cujo trailer pode ser assistido no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=h_e0cBNoV8o.

Por Thiago Rabelo Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares