sexta-feira, 18 de abril de 2014

18 de abril




Hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil. Foi escolhido esse dia porque hoje também relembramos o dia do nascimento de Monteiro Lobato.

Não posso falar da minha infância sem falar dos livros. Muitos livros. Minha mãe sempre nos incentivou à leitura, e eu não decepcionei: lia vários livros, várias vezes, e eles eram meus companheiros na hora de dormir.

Lembro especialmente de três livros que continham algumas histórias da Turma do Sítio participando de eventos importantes: a viagem das 20.000 léguas submarinas, a Odisséia de Ulisses, Teseu enfrentando o Minotauro... havia, inclusive, uma navegação pelos versos do “Lusíadas”, de Camões.

Nessas histórias sorri, fiquei triste, me espantei com as idéias da Emília, me aconcheguei ao lado de Dona Benta... enfim, minha imaginação corria solta, graças ao talento de Monteiro Lobato.

Depois de crescida, ao estudar mais, descobri que Monteiro Lobato não era unanimidade, visto que alguns de seu relatos trazem cenas de racismo. Não tenho pretensões de entrar nesse mérito, mas quero dizer que se você tem crianças, sejam filhos, sobrinhos, netos , etc, dê um presente para a imaginação delas, dê um 
livro de Monteiro Lobato.

Posso dizer, ao lembrar da minha infância, usando um verso dos Lusíadas, que me interessei por causa de Monteiro Lobato:
“E tudo eram memórias de alegria”

Para mais informações, acesse:

http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/index2.html

Um comentário:

  1. Tamara, parabéns pelo texto. Faz reminiscências às tuas lembranças da infância com a presença das história de Monteiro Lobato permeando tua imaginação. As obras são frutos de seu tempo e dos valores que estão contidos na sociedade naquele momento. Não deixemos que isto diminua o mérito de um autor que encantou e ainda encanta gerações de crianças. O que for necessário lapidar, cabe a nós, pais e educadores, fazermos.

    ResponderExcluir

Postagens populares