domingo, 13 de outubro de 2013

Literatura invade a Compensa a partir de segunda-feira com o “Biblioteca Volante”

A literatura vai tomar conta da Compensa a partir desta segunda-feira (14), com o inicio do projeto Biblioteca Volante, do programa “Mania de Ler”, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, que levará mais de 600 títulos de livros para as ruas do bairro durante toda esta semana. Os próximos bairros a serem visitados serão o Cidade de Deus, São José e Zumbi.

Às 8h da manhã, as três Kombis batizadas em homenagem aos escritores Aníbal Beça, Vinícius Câmara e ao ex-secretário de Educação, Elson Farias, que foram transformadas em verdadeiras bibliotecas, partem do Palácio Rio Negro em direção a diversos pontos do bairro da Zona Oeste de Manaus.

Secretaria de Cultura lança bibliotecas itinerantes em ManausPara alcançar o maior número o possível de público foram escolhidos pontos estratégicos para fixar as kombis, sempre próximo de escolas. A biblioteca volante Anibal Beça ficará instalada na Vila Militar Plácido de Castro, na Compensa. Já a unidade Elson Farias, se fixará na Rua Belo Horizonte, Compensa 2. Os moradores da Compensa 3, poderão visitar a biblioteca Vinícius Câmara, na rua da Estanave. Todas funcionarão das 9h às 17h.

“Nesta primeira fase vamos avaliar a aceitação do projeto nos bairros da Compensa, Cidade de Deus, São José e Zumbi, mas já há determinação do governador Omar Aziz para expandir o número de veículos em Manaus e também levar o projeto para o interior”, destacou o secretário de Cultura, Robério Braga.

O projeto consiste de três kombis, transformadas em verdadeiras bibliotecas com acervos de 600 livros de literatura em cada uma. No local, há ainda material didático, lúdico e estrutura para realizar pequenas apresentações e atividades ao ar livre para diversas faixas etárias com supervisão de equipes pedagógicas da Secretaria nos bairros da periferia da capital. A cada semana um bairro será sorteado para receber a visita das bibliotecas.


Obras
Assim como a localização das kombis, o acervo das Bibliotecas Volantes também será itinerante com trocas periódicas de acordo com a demanda dos jovens leitores. Também fazem parte das obras locais selecionadas livros como “Sonhos de Cuirão“, de Neuton Corrêa, “O Pescador e a Princesa Encantada” de Antônio Magalhães Morais e o “Urubu Albino”, de Zemaria Pinto, entre outras.

De autores nacionais, Maurício de Souza e sua Turma da Mônica estão disponíveis para a criançada com diversas coleções e histórias, assim como a escritora Ruth Rocha, autora de clássicos do gênero como “Marcelo, Marmelo, Martelo”, “A Árvore do Beto” e o “Piquenique do Catapimba”.

Os grandes nomes internacionais e suas obras que fazem parte da cultura universal não podiam ficar de fora das Bibliotecas Volantes. De “Chapeuzinho Vermelho” (Charles Perrault) e “As Aventuras de Robison Crusoé” (Daniel Defoe) até o imenso trabalho de Walt Disney também estão disponíveis para consulta e leitura gratuita.

Fonte: www.culturadoam.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares