sábado, 21 de setembro de 2013

O livro e o saber

A melhor casa é aquela que acolhe a alma, que faz a mente crescer e que liberta o homem.  Não se imagina uma sociedade sem conhecimento e ele está presente nas palavras, em cada frase, em cada texto que compõe os livros.  O livro é uma janela por onde você consegue ver e sentir o sol da liberdade, aprimorar sua sabedoria e extirpar o mau da ignorância, levando-nos por uma caminho seguro, sendo uma escada que nos impulsiona ao sucesso. 
Desde as histórias de antigas civilizações, até uma canção de ninar, o livro materializa todos os sonhos humanos, proporcionando às gerações seguintes estudar, entender e agir conforme seu aprendizado, evitando assim cometer, no presente, os erros do passado. Apesar da evolução das comunicações, onde o virtual ganha espaço nas mídias de última geração, o livro continua com seu papel de transmitir informações, além de entretenimento e prazer. 
Para quem gosta de ler, o livro será sempre insubstituível, pois ele tem cheiro, textura, o barulho das folhas, que lhe  são peculiares. Seja grifar uma frase, ou simplesmente, vinculá-lo a um momento especial vivido na época da leitura, ele é único.
Essa capacidade de nos levar a lugares que só a imaginação pode chegar, faz do livro um aconchegante e lindo refúgio, que consola a alma do ávido leitor.  O homem que se torna amigo dos livros, consegue se sobressair aos demais e jamais se sentir sozinho, pois informação é o diferencial, é a mágica que distingue, diferencia, torna excelência.  Sem esquecer que tem nele um amigo inseparável. Feliz de quem consegue fomentar essa necessidade de conhecer, de querer descobrir o significado de cada palavra para entender o todo e deixa sua alma se impregnar do mais doce sabor: o conhecimento!
(Miguel Rodrigues de Oliveira Filho)

Um comentário:

  1. Querido Miguel, obrigada novamente pelo texto, suas palavras me fizeram vivenciar minhas experiências com o livro!

    ResponderExcluir

Postagens populares